Advogada apresenta em Estocolmo projeto desenvolvido com catadores em Curitiba

A advogada Natália Brasil Dib, do Marins Bertoldi Advogados Associados, participou, no final do mês de junho, do International Society of Third-Sector Reserch (ISTR), maior evento sobre terceiro setor do mundo, realizado este ano em Estocolmo, na Suécia.

Em conjunto com outros dois pesquisadores e um professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Victor Meyer Jr., a advogada teve artigo aprovado para apresentação no evento. O trabalho fala sobre pesquisa realizada em uma associação de catadores de materiais recicláveis de Curitiba, que buscou entender como desenvolver a administração da associação em conjunto, ainda que sem muitos recursos.

Durante vários meses a equipe ficou em contato com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Graciosa – ACAT Graciosa, que se tornou objeto da pesquisa. A intenção foi analisar a forma como a associação se organiza e como ela mudou a vida dos associados.

“As teorias da administração muitas vezes são engessadas e deixam passar a parte prática. A ideia foi mostrar como as pessoas se organizam para produzir resultados aos associados, que vivem da separação e venda dos materiais e que até melhoraram de vida depois de participar da organização”, conta Natália.

O ISTR deste ano foi realizado de 28 de junho a 1º de julho e reuniu professores, pesquisadores e estudantes de mais de países para apresentar e trocas experiências sobre as sociedades sem fins lucrativos.

Compartilhe