Curitiba recebe evento sobre ciência e inovação tecnológica no Brasil

No próximo sábado, dia 8 de abril, acontece o 1º Emerge Day Curitiba, evento que vai promover discussões sobre ciência e tecnologia no Brasil. A idealização e a organização são da Iniciativa Emerge, organização sem fins lucrativos que nasceu para fomentar e fortalecer a inovação tecnológica orientada ao mercado. O Instituto Legado é o parceiro oficial da ação.

A Iniciativa Emerge tem a proposta de mapear, apoiar e disseminar inovações (em quaisquer fases de desenvolvimento) em áreas de conhecimento e setores de mercado que integram ciência e tecnologia em campos como biotecnologia, eletrônica, física, química e engenharias em geral.

O Brasil enfrenta uma série de desafios em para alcançar um nível de desenvolvimento tecnológico ideal. De acordo com dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), apenas em 2015, 49,7 mil pesquisadores deixaram o Brasil. No mesmo ano, o país registrou apenas 547 pedidos de patentes internacionais. Para ter uma ideia, os Estados Unidos emitiram 57.385 pedidos e a China 29.846. Além disso, o Brasil ficou na 69ª posição em uma lista de 128 países do ranking publicado pelo Global Innovation Index 2016.

Diante desse cenário, o Emerge Day Curitiba surge como um encontro para debater e refletir sobre as oportunidades que existem no país para incentivar a tecnologia nacional. Além da equipe Emerge, o evento terá pitches de jovens inovadores, o lançamento oficial do Laboratório de Inovação em Curitiba, o Emerge Lab, um debate sobre inovação tecnológica no Brasil, além de um painel com convidados especiais, entre eles, o presidente e fundador do Instituto Legado, James Marins.

Conexão com o setor social

A inovação tecnológica também pode beneficiar e gerar resultados positivos para o setor social, alcançando soluções que beneficiam a sociedade. “A gente acredita que para ter impacto social real e com escala os empreendedores são importantes, mas visualizamos também que são necessárias soluções tecnológicas. É aí nesse ponto que a Emerge entra com um trabalho crucial, tanto no mapeamento de jovens inovadores e de soluções, quanto no apoio, conexão e engajamento dessa comunidade de jovens inovadores na cadeia de impacto social, especificamente o fomento às soluções tecnológicas escaláveis e com a formação desses empreendedores inovadores”, afirma o co-fundador da Rede CsF e atual presidente da Emerge, Guilherme Rosso.

1º EMERGE DAY CURITIBA

Data: Sábado, 08/04
Local: Aldeia Coworking – Avenida Cândido de Abreu 381, 1º andar
Horário: Das 14h às 17h30.

Programação

14h – Recepção e networking

14h20 – Apresentação equipe Emerge

14h30 – O que é a Emerge? #Institucional

15h – Apresentação dos convidados

15h30 – Q&A com convidados

16h – Pitches de Jovens Inovadores

16h20 – Divulgação Emerge Lab CWB

16h40 – Sorteio de Voucher

16h45 – Dúvidas

17h – Coffee Break e networking

17h30 – Encerramento

 

Inscrições: iniciativaemerge.org/emergeday

Mais informaçõestinyurl.com/emergedaycuritiba

 

Compartilhe