Curso em Curitiba esclarece práticas de Governança Corporativa para empresas familiares

Apesar de representarem 90% das empresas do Brasil e de contribuírem com 40% do PIB nacional, empresas familiares costumam ter vida curta. Nessa modalidade de administração, 70% das empresas fecham antes de chegar à segunda geração. Especialistas afirmam que isso acontece, em grande parte, pela falta de planejamento estratégico e de um processo de sucessão bem definido. Para apresentar aos empresários os benefícios desse planejamento, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) organiza nos dias 5 e 6 de abril um curso de governança voltado para empresas familiares.

Em sua 12ª edição, o curso Governança Corporativa em Empresas Familiares apresenta as possibilidades de implantação de um sistema que auxilie a organização da família e da gestão. Os especialistas convidados vão orientar sócios, gestores, herdeiros e conselheiros com base em suas experiências profissionais e pessoais na gestão de negócios familiares.

Analisando as relações complexas entre empresa, família, sócios e investidores, as palestras vão demonstrar como as práticas de Governança Corporativa podem ser úteis na resolução de impasses comuns a empresas administradas por pessoas da mesma família, como o processo de sucessão, que pode ficar muito mais simples com a elaboração de um Acordo de Acionistas. O sócio fundador do escritório Marins Bertoldi Sociedade de Advogados, Marcelo Bertoldi, especialista em Direito Comercial e Societário com mais de 20 anos de experiência, vai esclarecer o processo de criação do Acordo e os dispositivos legais que garantem a eficácia dessa ferramenta.

Ao longo dos dois dias de duração, o curso vai tirar dúvidas também sobre Conselho de Família, Family Office, Desenvolvimento de Negócios Familiares e discutir casos de sucesso e longevidade entre companhias brasileiras que adotaram a Governança Corporativa.

Serviço

Data: 5 e 6 de março

Horário: das 8h às 17h30

Local: FAE Business School (Av. Visconde de Guarapuava, 3263 – Centro, Curitiba – PR)

Informações e inscrições: (41) 3022-5035 / [email protected] / www.ibgc.org.br

 

Compartilhe