Especialista em Direito Trabalhista, do Marins Bertoldi Advogados, participa de encontro de Recursos Humanos da Acic

O advogado, especialista na área trabalhista, Joaquim Pereira Alves Jr., do escritório Marins Bertoldi, participou na última segunda-feira (09) do encontro de recursos humanos, que marcou a inauguração da Câmara Técnica de Relações do Trabalho da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A câmara foi criada para debater questões ligadas às relações trabalhistas, estabelecer novas políticas e estudar os impactos das mudanças na legislação. Com isto, a proposta é melhorar a relação entre as empresas e os colaboradores.

Um dos pontos abordados pelo especialista foi a nova reforma trabalhista. Joaquim fez o alerta sobre os desafios e cuidados com falsas expectativas da nova reforma, que ainda depende de decisões definitivas da justiça. “Como muitas questões da reforma ainda não foram definidas, é preciso ficar atento para evitar prejuízos às empresas e ao trabalhador”, explica.

Outro tema importante apresentado pelo advogado, e que também têm gerado muita dúvida e questionamento, é quanto à contribuição sindical, que deixou de ser obrigatória. Segundo o especialista, existem 20 ações que consideram a inconstitucionalidade da reforma trabalhista, dessas, 14 questionam exatamente o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical.

O bate-papo com os empresários também ajudou a esclarecer dúvidas sobre contratação de autônomos e terceirizados, convenções coletivas de trabalho, homologação e rescisão de contratos. Para Joaquim, é preciso ter cautela e também um bom suporte de especialistas para evitar maiores problemas na hora da contratação e demissão.

 

 

Compartilhe