Mentor do Vale do Silício vem a Curitiba falar sobre desafios das startups

O ambiente do empreendedorismo tem crescido exponencialmente em Curitiba, com iniciativas como o Vale do Pinhão, que busca replicar na cidade o berço mundial da inovação, o Vale do Silício, na Califórnia. E é de lá que vem Adeo Ressi, fundador e CEO do Founder Institute  – programa de desenvolvimento de startups que atua desde 2009 e está presente em 60 países – para palestra com empreendedores no próximo sábado (28/10), em Curitiba.

Por se tratar de um ambiente de extrema concorrência e riscos, estima-se que entre 80 a 90% das empresas inovadoras não sobrevivam até o segundo ano de vida. Assim, é importante que os empreendedores estejam preparados para trabalhar duro e com criatividade. Por isso, Ressi reúne, com o instituto, uma equipe de mentores especializados que ajudam os “novatos” na caminhada para a construção de um negócio duradouro.

Os mentores não são apenas concentrados em tecnologia. Em Curitiba, por exemplo, onde já foram realizadas três edições do programa de formação do Founder, há a participação de advogados, empresários e especialistas em TI. Emerson Albino, advogado do Marins Bertoldi Advogados, atua como mentor. “Empreender num país como o Brasil, de legislação instável e complexa, é uma tarefa desafiadora que requer muitos cuidados. Buscamos auxiliar os “startapeiros” nessa jornada”, comenta.

Além da formação, que dura 14 semanas, o programa favorece a criação de uma rede de networking global, propiciando um início favorável para os empreendimentos. A iniciativa começou em 2009 e desde então promoveu capacitações em 110 cidades de 60 países. Desde o ano passado, três capitais brasileiras estão entre elas: Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.

No método de seleção e treinamento criado pelo americano Adeo Ressi por meio do Founder Institute, 87,5% dos negócios que passaram por gestação no programa atingem prosperidade já na fase inicial dos negócios. Um dos casos de sucesso que passaram pelo programa é a Udemy, plataforma de e-learning que oferece cursos de diferentes áreas online e de forma gratuita.

A formação costuma durar 14 semanas e o programa favorece a criação de uma rede de networking global, propiciando um início favorável para os empreendimentos.

Compartilhe